quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Templo do Confúcio




Na verdade hoje a gente tinha progamado de ir pra muralha. Chegamos a combinar com um motorista que iria sair daqui da porta de casa as 14:00. Quando foi 13:30 recebemos a notícia que ele não poderia mais vir as 14:00, só as 16:30. Com o detalhe que a muralha fica a 2 horas de carro daqui e fecha as 18:00, não entendi qual foi a do cara! Saindo as 14:00 já seria apertado! Remarcamos pro dia 23, pra sair as 8:00. Então fomos ao Templo que presta homenagem ao Confúcio e ao Confucionismo. Fica perto daqui onde estamos, e ao lado do Templo Lama. Quando fomos ao último não tivemos tempo de conhecer o primeiro. Por isto voltamos hoje. O estilo é parecido mas a estrutura de visitação do Templo do Confúcio é melhor. A escola confucionista se baseia na moral e ética política como base da sociedade, e prega a benevolência e o tratamento de todos como iguais. É ainda hoje uma ideologia em evidência. Não pudemos parar pra ler todas as explicações que gostaríamos devido ao tempo curto (de novo), mas já foi suficiente para conhecer um pouco mais deste que é talvez o maior pensador chinês. Existe um projeto de divulgação da cultura chinesa com base nos princípios do Confucionismo e construir 100 centros ao redor do mundo, inclusive para ensinar Mandarim.

Um comentário:

Carol disse...

Voces tiveram tempo de ler a legenda que mostra que foi essa academia confucionista que desenvolveu o primeiro "vestibular" da historia da humanidade? Antes disso, as pessoas eram admitidas baseadas no tradicional "QI"... E legal que nessa parte do museu tem ate uns papers sobre os sistema de avaliacao chines.

Enfim, nerdices a parte, tentem aproveitar o resto da cidade antes de virem... Se der, visitem os restaurantes da parte velha da cidade (em volta dos lagos) e nao percam a muralha, e logico ;)

Beijos